O Palanque Migrante é um coletivo formado por pessoas em movimento que partilham diferentes experiências migratórias e que atuam direta e indiretamente sobre o tema, do meio acadêmico ao político. Por diferentes meios e modos de ação, nos convoca a luta pelo direito a migrar, que seja por sua vez anticapitalista, antirracista e anti-imperialista.

Formado em 2015 com a motivação de criar espaços para a leitura partilhada e o debate aberto sobre o Projeto de Lei que veio instituir a Lei de Migração no Brasil (13.445/2017), o Palanque Migrante promoveu uma série de encontros em espaços públicos em torno daquela proposta legislativa. Pôde contribuir, dessa maneira, para a mobilização social em torno da mudança legislativa, debatendo demandas posteriormente incorporadas na própria Lei de Migração.     

 

Em 2020, o coletivo volta a se articular para vocalizar a necessidade de resgatar o espírito da Lei de Migração (2017), capturada por uma visão securitista, militarizada e nacionalista. Para isso, além de integrar a campanha pela aprovação do Projeto de Lei 2699/2020, atualizamos este site - uma plataforma viva e mutante - para que sirva tanto para esta luta específica, quanto para mobilizações futuras. 

 

No site, vocês poderão encontrar o Projeto de Lei 2699/2020 em português, espanhol, francês e inglês; vários links que nos remetem a alguns apontamentos históricos sobre políticas migratórias no Brasil e as diferentes vozes sobre o tema migratório. 

 

Sigam esta página e se somem às nossas próximas atividades.

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon